quarta-feira, 10 de setembro de 2008

o fantástico efeito "borboleta"

OPINIÃO- esporte
O FANTÁSTICO

EFEITO "BORBOLETA"

Por uma questão de opinião obtive coragem para complementar a opinião de uma leitora de um jornal local da cidade de Indaiatuba. O texto focava a importância da prática do esporte na vida das pessoas, no rendimento e atribulações que se fazem entender, quanto da necessidade da prática esportiva em qualquer aspecto da vida em particular. É claro que as definições quanto a importância das oportunidades que se tem no desenvolvimento esportivo para as crianças, adolescentes ou para as pessoas de forma geral denotam a um conceito procedente da melhor forma da qualidade de vida em questão. Não existe dúvidas, quanto a última definição, "uma vida saudável". Infelizmente para muitos, a prática do esporte não é habitual, e isto é um fato. Na medida que as pessoas interagem neste fantástico universo, o "do esporte", existem atrelado ao universo, o consumo, o mercado, o universo dos patrocinadores e patrocinados. Mas há um outro conceito para atribuir e muito, as benécies de todos os praticantes do esporte. Parece papo de maluco, mas não é não. Falo do "efeito borboleta. São os produtos, as marcas, o mercado consumidor, os medicamentos, as universidades, que formam o profissional capaz de desenvolver o esporte e aplicá-lo, entre tantos outros atributos existentes no universo esportivo.
Crianças bricam com tecnologia chinesa
O outro lado da moeda digamos assim, agora, entramos na parte da importância de uma vida saudável. Mas para ser saudável tem que ter consciência da importância de se ter na vida, um hábito saudável. E tudo está intricicamente funcionando, contribuindo lado a lado de acordo com os exemplos que temos. Para o desenrolar da carruagem, é neste caso, as muitas conquistas dos adeptos ao esporte nas suas modalidades esportivas, dos esforços em conquistar títulos e vitórias, de fazer crescer um nome para quen todos passem a interagir junto deste ou daquele atleta, e seu universo, mesmo de uma forma não muito física, mas da forma moral, social e cívica; poética inspiradora capaz de gerar uma nação inteira de adeptos, fanáticos, loucos pelo esporte. Uma cultura inteira de pessoas saudáveis, fiéis a uma convicção de alavancar uma sociedade na pluralidade do bem estar. Esta realidade não muito distante concretiza heróis nacionais que induzem a prosseguir mesmo nos piores tropeços da vida. São exemplos como Daiane dos Santos, Fabiana Mürer, que apesar de ter sido cotada para subir ao pódio, não superou o sarrafo da desorganização; César Cielo, bronze nos 100 metros, Maurrem Maggi, que graças a 1 só centímetro a mais foi o que bastou para a superação do ouro e por fim, o maior atleta Olímpico de todos os tempos, Michael Phelps.
César Cielo , Marrem Maggi, Atleta paraolímpico na abertura
É claro não poderia deixar de mencionar nossos atletas Paraolímpicos, que estão representando muito bem nosso país, apesar da pouca mídia. Realmente abster-se de tamanha diversidade de fatores e exemplos que contribuem para a moral da prática esportiva é muito não é mesmo! Além dos exemplos de dedicação, força de vontade em atingir os sonhos e objetivos de cada um em especial, apesar das dificuldades, e olha que são inúmeras, mesmo se tratar-mos do outro lado da moeda por exemplo, o do mercado dos patrocinadores, que precisam superar e muito, as suas dificuldades financeiras, pois, uma não existe sem à outra. Deste ponto de vista, com relação a minha colega e sua nota sobre a importância do esporte na vida das pessoas é que afirmo a importância de enfatizar este vínculo com a prática esportiva.
No município onde resíduo atualmente, por exemplo, encontro o descrédito e a falta de entendimento quanto a importância real da esfera do universo esportivo em particular. Na verdade, apesar dos esforços dos professores, coordenadores e até mesmo da secretária relacionada, falta ao meu entendimento, o consenso de valorizar as informações relacionadas, em demostrar aos que não estão interagindo com este universo, os resultados dos esforços apresentados pelos atletas e seus tutores. Na verdade, existe uma falsa intenção e interpretação dos fatos de consolidar estes esforços. No final do mês passado por exemplo, ocorreu o primeiro Campeonato de Taekwondo da cidade de Indaiatuba, Mestre Márcio Eugênio, Campeão Pan Americano de Taekwondo. Ao todo foram 14 equipes e 150 atletas dos Estado de São Paulo, com um número recorde de cidades inscritas. Mas para a surpresa de todos, apenas um fotógrafo de uma imprensa local estava presente.
Crianças exibem movintos do Taekwondo
O Campeonato que foi realizado em um Ginásio esportivo, que aliás é sede da Secretária esportiva local, não divulgou notoriamente o acontecimento tão importante para a cidade. Aliás a secretária bem que poderia ter uma Assessoria de imprensa em particular para divulgar esses acontecimentos. Mas de fato, a realidade da falta de incentivo é cultural. Não tem como mudar isto de imediato. Somente através de exemplos como os de nossos "heróis" é possível promover e incutir a importância do esporte no cotidiano das pessoas. Ao ler o artigo, liguei o fato com as histórias que ouço e vejo todos os dias, já que sou um desportista nato, o acordo dos termos apresentados pelas explanação de ideais como o meu e o da colega, é a complexidade ideológica e si. A banalização de se fazer ou não um evento, determina por si só o além de "se fazer o..". A concretização da promoção de auto estima de quem prática o esporte, é um fator interligado ao crescimento cultural. Algo que possa enraizar no sub incosciênte. E que segundo ressaltou minha colega,"Infelizmente o mundo não ficou perfeito por causa das Olímpiadas, mas que bom seria se o espírito olímpico permanecesse, certamente viver seria muito mais prazeroso". Claro que esta conotação poética força um pouco a idéia, mas seria muito bom que todos tivessem a consciência das muitas coisas que acorrem por de trás de um "herói do esporte", e todas as atribuiçães importantes em se praticar uma modalidade esportiva, e não simplesmente fazer por fazer.
fotos 1000 imagens
Free Web Counter