IMPERADOR DE SANTA CRUZ GANHA
O CARNAVAL DE 2009
Pelo segundo ano consecutivo, a escola de Samba Imperador de Santa Cruz levou o título de campeã do Carnaval de 2009. Com o título, a escola acumula o quinto, como campeã do Carnaval. A escola entrou na avenida com o tema “Lá ou Aqui a 8°maravilha do Mundo é o Carnaval”, prestigiando além da data, a cultura dos carnavais de várias nações do mundo conduzindo no enredo, a alegria das diferentes formas de comemorações.
Ao todo foram 276 componentes divididos em nove alas, a campeã do Carnaval também foi última escola a entrar na avenida o que resultou na perda de pontos.
Entre os requisitos avaliados a agremiação só não recebeu nota dez no samba enredo, quesito melodia, mestre sala e porta bandeira, valendo respectivamente as notas, três nove e uma nota oito.
Emocionada a porta bandeira da escola se descontrolou e entrou chorando pela avenida, o que prejudicou o entusiasmo da apresentação durante a passagem da bandeira - ou também pavilhão - pelos jurados.
Fora este per causo a escola campeã garantiu altos resultados nas notas nos demais requisitos. O tema apresentado pelo pavilhão conseguiu garantir um alto grau de perfeição com o tema, juntamente das alegorias levadas para avenida.
Na opinião da vice-presidente da escola, Márcia Aparecida Lira dos Santos, o título foi um fato inesperado “Somos merecedores, mesmo sabendo dos esforços atingidos pelas outras escolas.” Comenta
“Nosso objetivo foi mostrar um Carnaval bom para a população. Todos almejaram o título. Nos, como todas as escolas participantes, conseguimos vencer mais esse período de trabalho.” Enfatiza.
Mas apesar de ganharem o título pela diferença de pontos perdidos pela escola de Samba, Acadêmicos do Sereno, a escola campeã estava bem preparada para o páreo do desfile, já que a diferença de pontuação era de apenas dois pontos.
O que de fato aconteceu para o favorecimento da vitória, segundo o depoimento da vice-presidente, em outras administrações, e o fato de que nunca ocorreu qualquer tipo de punição decorrente ao uso de propaganda de patrocinadores pelas escolas. Desta vez, a perda de cinco pontos do Sereno serviu para salientar a responsabilidade de seguir corretamente o regulamento dos carnavais. “Regulamento esse que todas as escolas devem seguir.”, afirmou o Carnavalesco da Imperador de Santa Cruz, Roberval Serafin.
O gosto amargo do terceiro lugar da escola de Samba do Sereno e a perda dos cinco pontos foi recebido com confusão pelos seus dirigentes. A escola recorreu da sentença, mas em razão da infração do regulamento, não foi possível a anulação.
O patrocínio havia sido concedido pelo vereador Gervásio Aparecido da Silva que é proprietário da loja patrocinadora.
“A arte que emita a vida ou a vida que emita a arte”, tema da escola somou 98 pontos dois pontos a mais do que a campeã.
Perdas e vitórias a parte, a segunda bem colocada foi a Grêmio Recreativo Escola de Indaiá, com o tema “Paixão Nacional na Era Digital.”
Desfile da Campeã do Carnaval de Indaiatuba



